Blog Nara Saúde Integrada
Blog Nara Saúde Integrada
Existe uma grande dúvida, no plúblico geral entre essas duas sub aréas dentro da nutrição clinica.
Em qual setor da nutrição cada paciente se encaixa?
Quais as diferenças entre as abordagens?
A nutrição esportiva tem o maior foco na performance esportiva de cada paciente. O profissional deve estudar e entender a peculiaridade de cada esporte, para encontrar os pontos que podem ser melhorados e quantificados no seu desempenho. O trabalho aqui é muito melhor estruturado quando há uma comunicação e interação entre o treinador e o nutricionista, para buscar os melhores resultados de cada paciente.
Na nutrição estética, estamos falando de BELEZA!
Aqui, não estamos priorizamos performance esportiva e sim, uma melhor composição corporal para que o paciente se sinta ainda mais confiante e feliz com sua aparência.
Preparamos o corpo aqui, para melhores respostas de tratamentos estéticos, como bioestimuladores, remodelação tecidual e melhores resultados após cirurgias plásticas. Um corpo bonito e saudável é diretamente ligado ao seu estado nutricional.
Já ouviu falar sobre CONTRATURA MUSCULAR?
O famoso “travei”, é na maioria das vezes uma contratura muscular. Ela pode ocorrer por diversos motivos, porém muitas vezes parece que acontecem “do nada”. Um belo dia vamos pegar uma caixa no chão e “travamos” a lombar, ou vamos olhar rápido para o lado e “travamos” o pescoço, ou simplesmente acordamos com uma dor chata no ombro.
Na correria do dia a dia, deixamos isso para lá, tomamos um remédio para dor e seguimos o dia. A grande questão é que a contratura muscular ocorre quando o nosso músculo sai do estado de repouso e passa para um de contração, logo se ele fica nesse estado “contração forçada”, quando precisamos dele para realizar alguma atividade ele simplesmente não responde e começa a sobrecarregar outras áreas.
A contratura muitas vezes é o sinal inicial (ou não) que o nosso corpo nos dá de: EPA! tem algo de errado ali, e o quanto antes interferirmos na causa desse problema melhor, assim conseguimos evitar uma lesão pior, evitar estresse e fadiga de uma dor que te acompanha há dias, semanas ou até meses.
E muito cuidado, uma avaliação com um profissional especializado é de extrema importância, toda massagem, ou toque pode amenizar esses sintomas, porém um toque errado com a pressão errada no lugar errado pode piorar e muito os sintomas.
Dê atenção para os sinais que o seu corpo te dá, tire um minutinho e se cuide. Sentir dor nunca é normal. E músculo contraturado não gera força.
Essa é uma pergunta que ouço frequentemente, mas afinal o tênis importa tanto assim?
O nosso pé é cheio de músculos importantíssimos e assim como todos os outros músculos eles devem ser fortes e com mobilidade adequada para desempenharem a função de absorver o impacto e suportar o peso do nosso corpo.
Logo, a palmilha do tênis não deveria interferir na anatomia de cada um, o praticante de atividade física deve se sentir SEGURO e CONFORTÁVEL com o seu calçado.
O importante é a musculatura intrínseca dos pés estar forte e com boa mobilidade para executar todos os movimentos com saúde.
Palmilhas de tênis pronadas, supinadas, neutras, nada disso irá previnir alguma lesão se você não tiver uma musculatura bem trabalhada.
Claro que tênis com plataformas, macios demais ou duros demais não acabam sendo boas escolhas por serem instáveis e/ou desconfortáveis.
Então na hora da escolha de um novo tênis lembrem-se conforto e segurança, e não se esqueçam de trabalhar muito o FOOT CORE.
A bioimpedancia nada mais é, que um método para avaliaçao corporal.
Por meio de um equipamento (balança de bioimpedância, aqui na clínica usamos da marca Inbody), iniciamos o exame que mais parece uma simples pesagem em uma balança convencional, mas não é!
No momento do exame, uma corrente elétrica (indolor!) é conduzida pelo corpo do paciente, e a impedância ( ou resistência, como chamamos na física) é medida, em cada tipo de tecido do corpo: gordura, água, músculos e ossos.
Com essas medidas, o equipamento consegue fazer uma estimativa de como está sua composição corporal. É comum, eu solicicitar para o paciente, durante o tratamento de emagrecimento, por exemplo, nao se pesar em casa.
Um valor de peso, sozinho, sem a avaliação corporal, não me mostra como está a distribuiçao desse peso no paciente.
Porém, como todo método, ela tem suas particularidades e limitaçoes com o resultado. O paciente precisa fazer um preparo de jejum de 4h de sólidos e 2h de liquidos, para um resultado mais preciso. Mulheres em período mesnstrual, também podem ter seus resultados alterados, por conta da retenção de liquido comum neste período. Gestantes e pacientes com marca-passo, não podem realizar este exame.
Com o uso dessas tecnologias, conseguimos ter maior precisão de resultados e acompanhar a evolução no tratamento.
A resposta é DEPENDE!
O calor superficial ou a “bolsa de água quente” é utilizado com o intuito de aumentar a vascularização na região e assim auxiliar nos casos de contraturas musculares e/ou dores mais crônicas.
Já o gelo age no mecanismo contrário, ele faz vasoconstrição e com isso tem uma ação analgésica importante, é indicado no tratamento de edemas, contusões (pancadas/batidas) recentes, entorses, entre outros.
Esse é um assunto que gera bastante dúvida, mas de uma forma geral podemos indicar o gelo para aqueles primeiros socorros de uma lesão e o calor para aquelas dores como torcicolo e dor lombar. O mais indicado mesmo é ter um fisioterapeuta de sua confiança para tirar essas dúvidas quando elas surgirem, afinal o nosso atendimento vai muito além da sessão do consultório.
Nosso queridinho na clinica, para avaliação corporal.
O ultrasson muscular é uma ferramenta para avaliação de composiçao corporal de alta tecnologia com uma das maiores precisões do mercado, comparando ao DEXA.
Conseguimos avaliar, a expessura da camada de gordura subcutânea, deposiçao de gordura intramuscular e o tamanho de feixes musculares.
Para a nutrição estética é fundamental, para conseguir acompanhar os resultados reais do paciente, sem alterações de retenção de água (que é um fator limitante na bioimpedância por exemplo).
Na nutrição esportiva e fisioterapia é amplamente utilizado também, para o acompanhamento de recuperações de lesões e avaliação de assimetrias musculares, que podem prejudicar o rendimento do atleta.
Uma grande vantagem deste exame, além do seu alto grau de precisão, é o fato do paciente não necessitar de preparo para realiza-lo, como o jejum que é necessário na Bioimpedância. Inclusive, mulheres em período menstual e gestantes, não tem seus resultados modificados no exame. Por se tratar de um exame de imagem, sem radiação ou condutividade elétrica, é seguro para realiza-lo nestas fases da vida.
O exame pode ser realizado na clinica, individualmente também. Agende seu horário.
Uma grande confusão entre os pacientes acontece, durante o processo de emagrecimento, quando falamos sobre peso corporal. A maioria, acredita que quando nos pesamos, todos os quilos perdidos na balança, são por perda de gordura, e todos os que ganhamos, também significa que engordamos.
Na primeira consulta, é necessário que o profissional tenha o cuidado de explicar para o paciente, o que é COMPOSIÇÃO CORPORAL.
A composição corporal é o termo que compreende todos os tipos de tecidos presentes no organismo e se traduzem em peso na balança. Quando temos o cuidado em avaliar a composição de um paciente, devemos descriminar quanto do peso é referente à gordura e quanto é massa magra (não confundam com massa muscular. Massa magra é todo o peso que não tem gordura em sua composição, como por exemplo: ossos e água.).
O verdadeiro emagrecimento acontece, quando o peso perdido na balança é referente apenas à gordura. Para esse processo metabóloico acontecer, a dieta deve estar cuidadosamente ajustada, para não acontecer perda de massa muscular junto com o processo de emagrecimento.
Os pacientes devem ter um cuidado maior, quando entram em dietas altamente restritivas (quantitativamente e qualitativamente), pois o corpo pode, por defesa, acabar perdendo massa muscular e não gordura.
Devemos entender que, só evoluímos como espécie, graças à nossa capacidade de estoque de energia ( em forma de gordura) e por isso, o corpo entende esse tecido, como tecido de defesa, vital para a manutenção da vida.
As nuances que envolvem o processo de emagrecimento, compreende uma complexa rede de fatores, e por esse motivo deve ser acompanhada de profissionais capacitados. Costumo pedir para durante o tratamento de emagrecimento, os pacientes nem se pesem em casa, pois isso pode aumentar a ansiedade por resultados mais rápidos, e confundir o individuo com o "peso na balança". A avaliação de composição corporal nos mostra exatamente, de onde está vindo essa perda de peso, se estamos no caminho correto ou precisamos de ajustes no plano alimentar.
Para mais dúvidas, agende sua consulta.